quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Como melhorar a aparência de um site - Teoria das Cores

Olá visitante falaremos abaixo sobre a teoria das cores, mostrando o efeito de cada uma delas e a sensação que cada uma provoca. Focaremos nosso estudo visando a aplicação das cores em Layout de websites e páginas da Internet.

Teoria das cores, histórico:


As muito tempo o ser humano estuda o efeito das cores sob as pessoas, o primeiro foi Aristóteles na Grécia antiga, depois foi Leonardo Da Vinci que teve seus estudos sobre a Teoria das Cores publicado anos após a sua morte, depois veio Newton que decompôs a luz branca utilizando um prisma.

Teoria das Cores

Efeito das cores

Desde então a psicologia estudas as cores e seus efeitos sobre o olhar Humano, sabe-se que cada cor transmite uma sensação diferente, utilizado anteriormente pelos artistas que procuravam as cores certas para suas pinturas, depois por diversos psicólogos, hoje o estudo das cores é utilizado para melhorar a aparência de sites visando a sensação causada por cada uma delas, confira abaixo:


Amarelo- É considerada uma cor incandescente, muito associada ao sol. Também ligada a vida, serenidade, verão, inovação e ouro, é usado para a indicação de janelas ativas.
Teoria das Cores



Vermelho - É associada hoje em dia à vitória, energia, amor, paixão, sexualidade, sangue, guerra, fogo, perigo, raiva.
Teoria das Cores


Verde- Ligada à natureza é associada à vegetação, natureza, vida, primavera, fertilidade, esperança, segurança e dinheiro, podendo ser associado a paz dependendo do tom da cor.
Teoria das Cores

Azul - Transmite a sensação de espiritualidade, paz, ceu, estabilidade, espaço, também podendo  passar a sensação de frio, mistério e conservadorismo. Acredita que transmite tranqüilidade alem de ser uma cor calma, por isso muito usada em planos de fundo de programas e paginas da Web.
Teoria das Cores




Branco - A cor mais limpa, associada a paz, tranqüilidade, harmonia, luz. Muito utilizada em paginas da web, causa bem estar aos olhos, podendo ser combinada com todas as outras cores.


Cinza - Conhecido por reduzir a conotação emocional, podendo se combinar com as outras cores para melhores resultados de constaste. Otimos para planos de fundo de programas e paginas da Internet.
Teoria das Cores

Preto -  Ligada geralmente a morte, escuridão, sombra, noite, também associada a elegância.
Pode ser utilizada combinadas com as outras cores, alem de ser ótimo plano de fundo, pois a falta de luminosidade melhora a visibilidade de outros elementos em cores diferentes.



Veja abaixo um esquema que mostra as cores intermediárias e opostas: 


Teoria das Cores
Foto: Jurema Sampaio | Fonte :http://jurema-sampaio.pro.br/strani_felicita/terciarias.htm



Ferramentas de cores para sites:


Existem na web varios sites que disponibilizam ferramentas para ajudar a escolher boas combinações de cores para um site:


Teoria das Cores



Utilize aqui a ferramenta on line :Colorschemedesignes



Se voce ja tem um site ou blog, utilize esse outro site para verificar a relevância e contraste das cores de sua pagina: Checkmycolours


O importante é saber quais cores certas usar para cada caso, não apenas em sites, mas todas as marcas utilizam estudo das cores para seus logotipos e produtos, afim de passar a sensação desejada para seus consumidores, atraindo mais o publico e aumentando as vendas.



Com disse a Teoria das Cores evoluiu com o tempo, esse post procura trazer um resumo de toda estudo realizado por diversos nomes da historia visando a sabedoria acumulada para elaborar e melhorar websites e imagens para internet..




Para saber dados históricos e cientificos colsulte o link abaixo





Uma ferramenta desenvolvida por psicólogos descobre o perfil de uma pessoa através de um teste de cores:





Saiba mais sobre cores:


Algumas fotos tiradas de:

Comentários
6 Comentários

6 comentários:

Anônimo disse...

Poxa cara eu vi isso ae na televisão, foi feio mesmo, coitados dos cara do Camboja, onde fica esse pais mesmo, voce pode me dizer?
Valeu Abrax

Rafael Freitas Delgado disse...

Legal pacarai

Códigos Blogger disse...

Olá,

Se você cadastrou nos agregadores com o domínio do blogger (blogspot.com) , não terá problemas pq o blogger redireciona para o novo domínio.

Se você quiser deixar o antigo, não faça nada, apenas deixe com o domínio antigo (blogspot.com).
Dai mais tarde, você configura o blogger para o novo domínio, mas fique tranqüilo que o blogger vai redirecionar automaticamente do antigo para o novo domínio.

Na minha opinião, se você já comprou o domínio e está ciente de que não terás problemas com o domínio futuramente, desde já, configure no blogger, e vá divulgando com o novo domínio.

Mas recomendo que crie, divulgue seu site com o dominio do blogger, dai mais tarde, apenas configure para o novo domínio.Pois assim, os visitantes serão redirecionado do dominio do blogger para o novo. E se der problema no seu domínio novo, apenas volte para o domínio antigo, evitando a perda de visitantes.

Caso ocorra algum imprevisto com seu novo domínio (que já esteja divulgado com o dominio personalizado), não terá como fazer redirecionar para o antigo. Dai vai acontecer uma grande perda de visitantes.

Atenciosamente
Gedi "Códigos Blogger"

Artur P bove disse...

Obrigado pela resposta, muito boa estou pensandoem colocar o .com e usar o .tk ja q tb é de graça
Muito bom o Codigos Blogger eu recomendo!
http://www.cblogger.tk/

Anônimo disse...

Tá, mas cadê a teoria (científica) demonstrando a influência das cores nas emoções?

Anônimo disse...

Acho que o foco aqui e a aplicação da teoria em websites

Postar um comentário