Phnom Penh - Camboja 2010
Hoje na cidade de Phnom Penh capital do Camboja houve um tumulto numa ponte matando pelo menos 300 pessoas nessa segunda-feira e feriu centenas, alem de deixar uma multidão em pânico. Muitos estavam nas ruas, pois era o último dia do Festival da água onde milhares de pessoas festejavam.
Segundo testemunhas o tumulto teria iniciado em uma ponte onde pessoas foram eletrocutadas por razão ainda desconhecida, o que levou ao pânico geral, como o movimento era intenso na ponte durante a festa, muitas pessoas foram esmagadas e pisoteadas, outras caíram ou se jogaram no rio e morreram afogadas.
De acordo com a televisão estatal pelo menos 240 mortos eram mulheres, citando relatórios dos dois hospitais.O primeiro-ministro Hun Sen, pediu desculpas pela catástrofe e ordenou uma investigação para apurar a causa da trajedia.
Hun Sen pediu para o país a manter a calma e descartou a possibilidade de terrorismo . No momento muitas das vítimas haviam assistido a um concerto e estavam voltando para casa, a ponte estava cheia e o pânico agravou a situação causando mais mortes, muitos foram pisoteados ate a morte.
Ultimas atualizações:
Segundo ultimas informações de hoje dia 25/11/2010, o numero de mortos até agora é de 378 e mais de 700 feridos, segundo autoridades o numero de vitimas fatais pode aumentar já que existem muitos desaparecidos. O resgate procura por corpos no rio, onde muitos caiaram ou se jogaram e acabaram morrendo afogados.
O Primeiro ministro decretou hoje quinta feira como luto nacional, prometeu que as causas dessa tragédia serão apuradas por uma comissão. Prometeu que todas as familias das vitimas serão indenizadas.
Referencias:
Asia Pacifc News