quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Historia de Dilma Roussef

Historia De Dilma Roussef




Dilma eleita
Vamos falar um pouco da historia de Dilma, todos sabem que ela lutou e foi torturada na ditadura, e algumas outras partes que já ouvimos falar por ai sobre ela ter pego em armas e tudo, mas vamos abordar aqui a outra parte da vida dela que poucos sabiam.

Dilma é filha do advogado e empreendedor búlgaro naturalizado brasileiro Pedro Rousseff
,parente do escritor Ran Bosilek, tinha uma amizade com a poetisa búlgara Elisaveta Bagriana, era filiado ao Partido Comunista da Bulgária e freqüentou  círculos literários nos anos 1920. Veio ao Brasil no final da década de 1930, deixando a sua mulher, a dona de casa Evdokia Yankova, esperando um filho, Luben.
Depois se mudou para Buenos Aires e depois retornou ao Brasil, em  São Paulo onde se fixou. Numa viagem para Uberaba conheceu Dilma Jane Silva, de Nova Friburgo, professora com vinte anos, criada no interior de Minas Gerais. Casaram-se e foram morar em Belo Horizonte, e tiveram três filhos: Igor, Dilma Vana e Zana Lúcia (falecida em 1976). Pedro Roussef alem de trabalhar para a siderúrgica Mannesmann, construía e vendia  imóveis. Faleceu em 1962 deixando uma herança de 15 imóveis.
Dilma cursou a pré-escola no colégio Isabela Hendrix de  1952 a 1954, em  1955 fez  o ensino fundamental no Colégio Nossa Senhora de Sion. Em 1964 ingressou no Colégio Estadual Central (agora  Escola Estadual Governador Milton Campos. Nessa escola pública o movimento estudantil  era bem forte. De acordo com Dilma, foi nesta escola que se tornou "bem subversiva" ,iniciando assim sua educação política, ingressou na Política Operária (POLOP),  organização fundada em 1961, onde militou do lado de José Aníbal.  Seus integrantes se dividiram em 2, alguns preferiam a luta pela convocação de uma assembléia constituinte, enquanto os demais eram a favor da luta armada. Dilma escolheu o segundo grupo, originou origem o Comando de Libertação Nacional (COLINA). Muitos afirmam que o livro Revolução na Revolução, de Régis Debray, ajudou na decisão de Dilma na luta armada.
Foi nessa época que conheceu Cláudio Galeno de Magalhães Linhares, cinco anos mais velho, que também defendia a luta armada. Galeno ingressara na POLOP em 1962, havia servido no Exército, participara da sublevação dos marinheiros por ocasião do golpe militar e fora preso na Ilha das Cobras.
A separação ocorreu em decorrência do regime político da época, perseguidos pela ditadura e na clandestinidade, saíram de Minas para o Rio.E lá, Galeno foi transferido para Porto Alegre. Dilma permaneceu no Rio onde conheceu Carlos Araújo, gaúcho e dez anos mais velho.

Araújo era integrante da Vanguarda Armada Revolucionária Palmares, a VAR-Palmares, e nasceu da fusão de duas outras organizações que lutavam contra a ditadura o Comando de Libertação Nacional (Colina) e a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR). No final de 1969, deixou o Rio de Janeiro e foi para São Paulo, onde foi presa e torturada nos porões da Oban (Operação Bandeirantes) e do Dops (Departamento de Ordem Política e Social). Ficou detida no presídio de Tiradentes até 1972. Depois foi para o Rio Grande do Sul onde iniciou uma nova vida.

Leia mais sobre a historia de Dilma:




Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário