terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Singularidade Tecnológica - Revolução das Máquinas

O que é singularidade tecnológica

A Singularidade Tecnológica é um termo usado para um ponto a partir do qual a evolução da tecnologia ocorrerá de forma rápida e o impacto será inversível, transformando a vida humana para sempre. Como se fosse um ponto do qual a tecnologia gera mais tecnologia, e assim exponencialmente.
singularidade tecnologica


Irving J. Good  descreveu  em 1965 que se em algum momento a inteligência artificial atingirá equivalência à humana, as máquinas pensantes superariam seus criadores, e assim a raça humana entraria num caminho sem volta, já que a máquina toma as próprias decisões.


Singularidade tecnológica em filmes




Muitos filmes usam esse tema e geram milhões em bilheterias como Exterminador do Futuro, Matrix,  Eu, Robô, entre outros menores.  Com certeza todos são apenas ficção, porem com todas as mudanças que vemos nos últimos anos, a hipótese da inteligência artificial se revoltar contra o homem é possível.

Singularidade Tecnológica - Revolução das Máquinas

Segundo alguns cientistas a chance do ser humano de sobreviver a esse avanço natural, seria de juntar o homem a máquina, com implantes cibernéticos, da forma que o homem pudesse se agregar a inteligência artificial dando origem a um novo ser que vivesse em relação simbiótica com as máquinas, obtendo benefícios dessa relação.

A tecnologia avança aceleradamente, nas ultimas décadas as descobertas em todos os campos foram significativas, segundo alguns cientistas estamos próximo a Singularidade Tecnológica, e não é ficção, grandes avanços já estão mudando nossas vidas e mudarão ainda mais nos próximos anos.

Esse artigo foi republicado no Site Game Vicio:


Leia mais:
Comentários
18 Comentários

18 comentários:

meundo disse...

Realmente, a tecnologia está de dá medo!!! Parbéns pela postagem!!!

Artur P bove disse...

Realmente, não sabemos quais ainda estão por vir, o ser humano ainda procura fazer o tele-transporte de matéria e a máquina do tempo. Porem esses eu acho muito difíceis, mais fácil é colonizar Marte que ta aqui do lado

Igor disse...

Ótimo post, continue com o blog !

Abraços

Anônimo disse...

Acho meio ridículo...Esse tipo de merda só vai acontecer se nós deixarmos.

Anônimo disse...

Nunca se sabe, o homem as vezes perde o controle das coisas, tipo tem a nano tecnologia tambem, se juntar isso com a inteligência artificial, os robos podem virar uma espécie de virus inteligentes. So sei que não duvido de nada mais nesse mundo.

Anônimo disse...

Acho que isso pode acontecer sim, mas se o homem for esperto não deixa, se destruirmos o planeta com poluição e outras coisas, nos mesmos vamos nos matar, e se existir maquinas inteligentes elas tomarão conta do planeta.
Gostei do post.

Josy Ellerbrock disse...

Fotos do set de Homem Aranha 3D: http://xonadosporcinema.blogspot.com/2010/12/primeiras-imagens-do-set-de-homem.html

Abraço =D

Artur P bove disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Artur P bove disse...

Muito obrigado Josy, bem legal vai ser esse homem aranha 3D , bem que o Carnage podia aparecer

Anônimo disse...

Sim, a singularidade existe, até haver uma explosão nuclear, e a nuvem de energia destruir todo circuito eletrônico. Ai pronto, acabou todo CI... =/

Lucas.. disse...

http://feriascerebrais.blogspot.com/ acessem blog exelente!

luix10 disse...

isso tá muito, muito longe
e outra, as leis de Asimov foram criadas pra nada?
já tem gente pensando nessas coisas há muito tempo

Artur P bove disse...

Exatamente as leis de Asimov foram pensandas no propósito de proteger o homem da própria criação, mas o futuro é incerto nesse campo já que os computadores existem a pouco tempo e já provocou mudanças no mundo todo, da qualquer forma acredito que ainda vai demorar muito como disse Luix10.
Obrigado pelo comentário construtivo.

Artur P bove disse...

A questão da explosão nuclear o que afeta as máquinas e circuitos elétricos é o Pulso Elétro Magnético (EMP) que acontece apenas no momento da explosão, porém radiação que deixa resíduos afeta apenas os seres vivos.

Artmasa disse...

MUITO BOM
MAS VENHO TE CONVIDAR PARA DEIXAR SEUS LINKS NO MAIS NOVO INDEXADOR DE LINKS

WWW.ARTMASA.COM

Anônimo disse...

Parabéns pelo post.

Mas.... nada a ver... ta longe disso acontecer, para isso hardware e software teriam que evoluir muito, o dia em que isso acontecer já estaremos decompostos debaixo da terra...
Quem conhece um pouco de IA sabe do que estou falando...

Anônimo disse...

Pois eh ta longue mas nem tanto assim creio que nus proximos 100 anos assim já que ta tudo cada vez mais rapido.

Artur P bove disse...

Pois é sobre a questão de IA, que são sistemas que tentam simular alguma forma de inteligência, através de funções complexas de agrupamentos de algoritmos aleatórios dentre outras. Como aprender com os erros. Ainda tem muito que evoluir, mas já que a tecnologia avança exponencialmente é dificil prever exatamente quando isso vai ocorrer.

Postar um comentário