sexta-feira, 8 de março de 2013

O que fazer ao ser parado pela polícia

Todo mundo um dia é parado pela polícia, nessa hora deve seguir alguns procedimentos para não arranjar problemas para si mesmo.


Parado Pela polícia

Princípios básicos:


  • Sempre ao sair de casa leve sua identidade;
  • Ao sair de carro leve sempre o documento do carro;
  • Verifique também os utensílios básicos como faróis estepe e extintor.


Como se portar ao ser abordado pela polícia

Enquadro policial


Antes de tudo vamos supor que voce está andando a pé pelas ruas, e não possui nada ilegal consigo, como armas e drogas.



Ao ser abordado pela polícia que geralmente chega falando "Mão na cabeça", você deve colocar as mãos na cabeça e permanecer imóvel, o policial dirá a você o que fazer, encostar na parede  para levar uma geral, eles revistam seus bolsos e sua roupa, verificam seu documento e após não encontrarem nada os policiais podem fazer algumas perguntas,  deve manter a calma, responder a verdade,  se dirigir aos policiais como "Policial" ou "Senhor", evite uso de gírias do tipo "Meu, Cara, Amigão, Mano, Doutor" os policiais não gostam de serem chamados assim, seja educados nas respostas que será logo liberado sem maiores problemas


O procedimento quando está dirigindo um carro é parecido porêm com algumas mudanças


Você está andando de carro, quando escuta a sirene de uma viatura policial, voce deve dar seta mostrando que  tem intenção de parar, mas antes de parar verifique um local  movimentado como um posto de gasolina, ponto de ônibus ou portaria de prédios, caso não aviste  pare logo em qualquer lugar, o fato de procurar algum local movimentado é para sua segurança. Já houve casos de criminosos com roupa e carro de policia, tais como evitar a ação de Policiais corruptos que possam lhe causar algum mal como plantar drogas e pedir suborno.



Votando a cena, ao parar o carro aguarde as ordens do policial, ele pode lhe pedir para levantar as mãos para fora do carro ou vir até a janela e pedir os documentos, caso ele peça para sair do carro para revista-lo, você deve sair e acompanhar o policial enquanto ele vasculha seu carro, siga os mesmos procedimentos de tratamento mencionados acima. Caso seus documentos estejam em ordem, será liberado após o procedimento padrão.



O mesmo deve ser feito caso seja parado em alguma Blitz policial, e sob forma alguma tente fugir de um bloqueio policial, mesmo que esteja sem documentos, pois se fugir os policiais irão considera-lo um bandido e podem até atirar, nessa hora melhor pagar uma multa do que tomar um tiro.




Fato:



Os homens são mais abordados do que as mulheres, e as motos mais que os carros, portanto homens de moto tomem mais cuidado. Mas seguindo as dicas daqui tudo sairá bem.

Comentários
47 Comentários

47 comentários:

Anônimo disse...

se vc for negro e pobre, aguente a dor do tapa na cabeça sem falar nada.

Anônimo disse...

Pois é mas é verdade, eu tenho moto nunca fiz nada de errado mas sou parado sempre. Coisa chata.

Unknown disse...

policial é tudo `"corno" por isso mantenha a calma na blitz que vai acabar numa boa a abordagem...

Anônimo disse...

É mas por incrível que parece outro dia tomei um enquadro de um policial gente boa, educado e gente fina. Quase marco de sair com ele no final de semana... auheuaheuahu

Paola disse...

"se vc for negro e pobre, aguente a dor do tapa na cabeça sem falar nada."

Isso foi MUITO retardado -.-

Eli disse...

A MAIORIA dos policiais são educados com você EM UMA BLITZ. Mas, chamar de "senhor" nem que ele tenha 80 anos de idade. Eu não chamo o padeiro, o bombeiro ou o atendente de call center de "senhor". Eles podem arriscar a vida por nós, mas, são poucos os casos em que isso é necessário. Até lá, são profissionais comuns e não merecem tratamento diferenciado. Usar gírias é só uma maneira de você demonstrar que não tem tanta educação assim com quem não conhece. Mas, "senhor" é demais.

Anônimo disse...

senhor ta no céu

Anônimo disse...

SENHOR É O CARALHO, NÃO É CRIME FALAR COM GÍRIAS, SE O POLICIAL NÃO GOSTA, FODA-SE, PROBLEMA DELE.

Anônimo disse...

senhor haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahahahahah . nada mais como aspirante a porco .. . mao na cabeça que vai começa o reboleition kkkkk .

Anônimo disse...

É a maior forma de humilhação.
E eles humilham mesmo.

Não se esqueça que você é inocente até prova em contrario e quem tem que provar são eles e eles te devem respeito pois é voce quem paga o salario deles.

Anônimo disse...

Tirando a parte de "se dirigir aos policiais como "Senhor""...o resto faz sentido.

Abs.....

Joe C disse...

E responder sem medo, olho no olho, quem não deve não teme...e quem tem medo de polícia é bandido.

Anônimo disse...

Pois é, olho no olho tem q ser, mas o fato de chamar de Senhor é verdade, amigo meu ja chamou de mano um gambé e tomou tapão na cara, eles não sao nada demais. Mas nessas horas voce esta indefeso, eles estao com arma na mão, e se quiser ainda te dao um tiro e colocam uma arma na sua mao. Policia é o bandido de carteirinha, quanto menos problema com ele melhor pra voce

patrquio disse...

olha .essa de chamar de senhor eu não acho uma boa não.
pois isso geralmente é usado por que ja teve passagem ,ai esses carasja tem esse costume,é só prestar atenção pra ver.e também nesses momentos nem vai ter assunto para esse tipo de tratamento a maioria das vezes vai se resumir a sime não .
sinceramente essa de senhor eu não recomendo não

Artur P bove disse...

Amigos, chamar de Senhor faz parte do procedimento básico sim, é uma questão de respeito, querendo ou não ele é uma autoridade, não seu amigo do bar pra voce chamar de mano, ou outra coisa, mas a dica foi dada, cada um chama do que quiser. Estou dizendo o que fazer para evitar problemas se voce não esta devendo nada.
Nessa hora tudo que queremos e ser liberado e ir embora, quanto menos voce irritar o policial melhor pra voce.

Anônimo disse...

É, também concordo que o tratamento por "senhor" é exagerado. Mostra submissão além da conta e isso não se faz necessário, e pode até mesmo gerar o efeito contrário: o policial pensar que vc está errado com alguma coisa. Não se esqueça de que quem chama policial de senhor são geralmente os marginais e as pessoas mais humildes, o que como eu já disse, pode trazer efeito reverso: se o policial for corrupto, sua submissão é chamariz pra que ele te pressione. Ao tratar com a polícia, se for a militar e vc não souber as patentes chame o policial de "policial" mesmo, caso saiba as patentes, chame pelas mesmas, cabo, sargento, etc... se for policial civil, chame de policial. Eles são policiais e mesmo que vc se depare com um coronel estilo Capitão Nascimento(polícia militar) ou o chefe de polícia do Estado(polícia civil), se vc os tratar por "sim, policial" não há nada de errado.

Artur P bove disse...

Com certeza se souber as patentes chame por elas, mas tambem não tem nada de errado de chamar de Policial, não creio que chamar de senhor seja submissão, uma atendente de tele-market nos chama de Senhor, isso não quer dizer que ela é submissa a voce.
Mas vale as dicas do anonimo acima pode chamar tambem pelas patentes como Sargento ou Cabo.

Anônimo disse...

ta todo mundo xingando o método da policia aqui, mas eles tao mais do q certos! quero ver vcs tratarem fernandinho beira-mar, elias maluco, e os milhares de vagabundos, assassinos e ladrões que existem no Brasil com carinho. Se tu não fez nenhuma cagada, tem documento tudo certinho, não falar merda pro policial, nada vai acontecer. Se tu tiver com algo errado, ou quiser se passar com o policial e cantar de galo, dai tem que levar umas porradas pra aprender mesmo. Só nao venham aqui agora com pensamento de advogadozinho de direitos humanos que fica defendendo vagabundo! Vagabundo tem que se fuder mesmo! infelizmente alguns inocentes pagam pelos que fizeram algumas cagadas, mas policial nao tem bola de cristal pra saber quem é ladrao ou nao!

Anônimo disse...

É isso depende muito da pessoa, querendo ou não se voce for rico em um carrão de Luxo, pode atá chamar de amigao que o policial nem liga, mas se for pobre e chamar de "cara" pode ate levar um tapão na cara, na duvida fale o menos possivel.

Anônimo disse...

É truta a melhor coisa e ficar esperto pra não tomar enquadro, conheço varios caras que foram paga de playboy e tomaram uns tapas

João Hélio de Souza Lopes disse...

O problema é que vem de criação. Mutios de vcs jah viram os pais falando pras crianças que se ela se comportar mal ele vai chaamr o guarda pra prender.

Policial não é um vilão e não é bich de sete cabeças. Eles ajudam mto mais se vcs querem saber. Nunca fui parado por policial, mas sei do trabalho deles e sei que eles fazem pela segurança (a maioria não faz bosta nenhuma), mas reocnheço quem faz mto pelo pouco que ganha. Quem devia ter maiores salarios são policiais, bombeiros e paramédicos. E não politicos que deveriam ganahr salario minimo pq são funconarios publicos, querendo ou não.

Ai jah sabem, se policial parar, é só dizer "Bom dia seu policial" e pronto, sem medo nem culpa. Revista e vaza.

E para os pais imbecis que dizem essas merdas pros filhos, antes diga q o traficante vai ter matar do que a policia prende; se for o contrario seu filho pede ajuda pro marginal ao invés de alguem de confiança.

Anônimo disse...

Um amigo meu ja chamou um policial de mano e tomou um tapão usahsuashaus, só q o policial se deu mal, o bicho era filho de juiz ae,o policial se fudeu, mais é isso tem policial q é até gente fina só q tem uns PM filho da puta d+ tudo gordo de farda =/

Anônimo disse...

nao se esqueçam que ateh serem identificados, os policias nao sabem quem estão abordando, nao tem como saber se um carro da mesma marca e modelo do seu nao cometeu algum assalto, entao é soh manter a calma, e chamar alguem de sr. eh somente tratamento de respeito, nao de inferioridade

rodrigov8ao disse...

perdi a conta de quantas vezes fui abordado pela policia, e sempre me dirigi a eles como"senhor policial" e nunca fui esculachado por nenhum policial por me referir desta forma.

Mc:. disse...

Sou policial, a parte principal de meu trabalho é abordar as pessoas que de alguma forma levantam algum tipo de suspeição, assim prendemos diariamente centenas de armas, drogas e foragidos da justiça. Se vc foi abordado, foi por algum motivo, talvez um gesto. Lembre-se: tudo o que é feito em uma abordagem, está legalmente amparado, mesmo a condução à uma delegacia se necessário. A situação é tensa para ambos os lados. A sua segurança depende de eu estar me sentido seguro, então, evite somente movimentos bruscos e tudo transcorrerá normalmente.

Mais uma coisa... só toma cuidado com o "sinhô", pode funcionar da foma contrária...

Abs!!

Mc:. disse...

"da FORMA contrária.

Anônimo disse...

OO pessoal..

alguem ai embaixo num ta esquecendo de nada naum...

Policia - Autoridade Publica do Estado...

Art. 144. CF-A segurança pública, dever do Estado, direito e "responsabilidade" de todos

Art 78 CTN - PODER DE POLÍCIA - Poder de cercear um direito individual em prol do interesse publico...

Art 244 CPP - A busca pessoal independerá de mandado, no caso de prisão ou quando houver "fundada suspeita"

Art. 249. A busca em mulher será feita por outra mulher, se não importar retardamento ou prejuízo da diligência.

Corrupção passiva (pelo Policial)
Art. 317 - Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem...

Corrupção Ativa
(qlqr pessoa q tente)
consiste no ato de oferecer vantagem, qualquer tipo de benefício ou satisfação de vontade, que venha a afetar a moralidade da Administração Pública. Só se caracteriza quando a vantagem é oferecida ao funcionário público.




Entao pessoal, antes de criticar ou qrer falar alguma coisa, procurem saber mais sobre Leis e o trabalho e o embasamento dos policias em suas atitudes....

Ótimo tópico, pena alguns comentários....

Não estou aki pra defender a policia, e sim esclarecer mto sobre, se caso um dia sofrerem qlqr atitude dos Pms q achem (mas procurem saber e ter certeza q o q fizeram é criem, como corrupção por exemplo) errado, procurem o telefone da Corregedoria e denunciem...denuncia anonina ...ou se identifiquem...


abraço

"Quem nao deve nao teme"

Artur P bove disse...

Gostaria de agradecer a todos, mesmo os que não concordam em partes do que eu escrevi, pois todos voces apenas ajudam a trazer mais informação sobre esse assunto. Gostaria de agradecer tambem o ultimo Anônimo que apesar de não se identificar, trouxe boas informações sobre esse tema.

Abraço a todos

Anônimo disse...

SOU POLICIAL E O Q DA MAIS RAIVA DURANTE A ABORDAGEM SÃO DUAS COISAS, O INDIVIDUO SUSPEITO VEM FALANDO Q É INOCENTE, NÃO ESTA ESCRITO NA TESTA DE NINGUEM C A PESSOA É INOCENTE OU NÃO, O MEU SERVIÇO É VERIFICAR. E A OUTRA É O CIDADÃO VIR FALANDO QUE PAGA MEU SALÁRIO, ATÉ HJ O POLICIAL TBM PAGA IMPOSTOS NÃO É ISENTO DE NADA, ENTÃO NÃO ME VENHA FALAR Q PAGA MEU SALÁRIO.´TIMO TÓPICO PARABENS...

Anônimo disse...

Sou um cidadão como qualquer outro também pago meus impostos e já fui abordado roubado e agredido pela PM não acho que sejam todos corrupitos pois tenho grandes amigos policiais e são ótimos no que fazem, mas a corporação precisa de punição severa para aqueles que não honram a farda porque além de serem servidores publicos tem que amar o que fazem.E senhor ou Doutor é coisa de bandido e outra obs: eles tem a identificação mas nunca se identificam e até bandidos se aproveitam disso.
A melhor solução é a informação.

Eli disse...

Atendente de telemarketing me chama de "senhor" porque qr. Eu não exigo esse tratamento. Claro que tem um gerente antiquado por trás. Nada mais antiquado que chamar de senhor. E não é por que você não chama de senhor que tem q chamar de mano.
E esse negócio de "pago teu salário". Por favor! Você paga impostos para ter este serviço, agora você vai desrespeitar um pedreiro porq o contratou para levantar sua casa? Policial merece respeito sim, mas como qualquer outro profissional.

Anônimo disse...

aqui na minha cidade os policiais sao é forgado em algumas situaçoes ..... eles gostam de tirar é sarro pra ficar contando depois no cartel

Anônimo disse...

O grande problema da maioria dos policias é falta de conhecimento, são na sua maioria mal educados, grossos, sem a menor capacidade de proteger uma sociedade, mal pagos ..muitas vezes corruptos e quando nada encontra com você de errado e ao te averiguar vê que você esta com certa quantia de dinheiro, eles te ameaçam de alguma forma, no intuito de ficar muitas vezes com o sustento da sua familia. Sobre questão de chamar de Senhor, não existe essa lei, basta apenas trata-ló com educação pela sua patente ou seu nome ou mesmo por"policial".

Anônimo disse...

Hoje em dia entrar pra policia muitas vezes não é por amor a profissão mas sim por falta de opção, desafio as autoridades do nosso Pais a fazerem uma auditoria nos quadros policias, ...exemplo, um policial com 15 anos de carreira na incorporação, principalmente policia civil.....1___pegue o salario deles, mutiplique pelo tempo de serviço prestado.....2___ façam um levantamento dos bens que ele possui, tirando herança ou ter ganho em loterias(rs). Some os salarios sem fazer nenhum desconto, como se ele nada houvesse gasto durante esse periodo. Resultado: Os bens que ele possue é 20 vezes o total do que ele recebeu sem nada gastar. Pergunta: Porque isso aconteçe?

Anônimo disse...

Isso acontece pq deputados e senadores "precsiam" de 60% de aumento.

Artur P bove disse...

Essa questão do aumento dos deputados realmente é uma vergonha, o salário minimo via aumentar pra 540 reais, fora vários cortes em orçamentos em diversas áreas principalmente na área de pesquisa e educação, mas isso fica pra outro post, sobre de chamar de senhor nunca foi dito que era lei, como disse acima é apenas uma questão de tratamento com respeito, nada de mas de chamar de policial ou pela patente, o importante é não faltar com respeito.

Anônimo disse...

Gostaria de saber que vcs acham da auditória nos quadros das policias Brasileira.
Quantas cadeias deveria ser construidas para abrigar os delitos após conclusão da auditória?

Exemplo: policial ganha 1.500 a 3.000 reais,(isso hoje) tem carro importado e mansão, varios modelos de carros, 5 ou mais casas e apartamentos para alugar...filhos no exterior estudando.... seria isso roubo?

Eli disse...

Policial tem isso? Bom, se tem e não é ilegalmente, é mais do que merecido. O salário de até 3000 reais (confirmar isso aí) acho até pouco. Quanto você gostaria de ganhar se tivesse que enfrentar um tiroteiozinho de vez em quando? Ter que conviver com os piores tipos de pessoas todos os dias?
Quanto a chamar de senhor, não é respeito, é submissão. Chamar o meu avô de senhor é respeito. Agora, chamar policial, político, chefe de senhor é submissão. No meu trabalho eu sempre chamei o meu chefe de você, nunca de senhor. E ele quer que seja assim. Não é falta de respeito chamar ninguém de você. Às vezes, a pessoa nem gosta de ser chamada de senhor, assim como eu.

Anônimo disse...

não fujam do que sugerir, quero saber a opinião de vcs sobre a auditória nas policias.... o que acham que aconteceria?

Anônimo disse...

aff....
ja ha auditoria na policia meu caro....

procure se informar melhor
existe um departamento chamado P2 q é resonsavel por isso..

Mas , muitos Pm fazem bico tbem sabia, e essdes bicos complementam sua renda, entao nao vem qrer julgar sem asber pq se o Pm tem um pouco mais de bens ja va falar q é corrupto..

Conheço um pm q tem uma hornet e uma casa propria ale de um comercio, e é de tanto se matar no bico pra tirar uma renda extra ja que o salario da Policia nao é justo igual ao risco q se corre todo dia...

Não estou aki pra defender policia, os corruptos tem mais é q se foder msm, se souber de algum denuncie, só q naum fique ai parado ...
faça alguma coisa...

a população tem dessa...

qr cobrar segurança publica, direitos , mas se é envolvida nesse processo acha um absurdo..



MOVA-SE...

pare de achar ou qrer mas faça acontecer...


bando de hipócritas

Anônimo disse...

quem diz ou nao se vc eh inocente nao eh a policia !
o papel da policia eh fazer a abordagem assim como manda nos regulamentos da policia!!se vc estiver com algo ilegal ou em situaçao de nao legalidade vc sera preso e encaminhado a policia civil!!
entaoo o papel da policia militar nao eh investigar se vc eh culpado ou nao! se vc esta andando na rua e ve um policial batendo em um cara vc eh o primeiro a denunciar mas eu queria ver vc denunciar se akele cara q esta apanhando tivesse roubado a sua ksa,dado um tiro no seu pai,estuprado a sua irmã. os casos de abuso tem q ser investigados e levados a prova sim,mas o policial q defende a sociedade hipocrita eh o melhor amigo da humanidade .Policiais militares deveriam receber salarios de R$1000000 reaiss!!
policiais tem sonho, familia e a maioria sao honestos!!
parem pra pensar antes de julgar!
e se vc nao gosta da policia : chama o batman!!!

Anônimo disse...

Para um pessoa dizer o que vc disse, vc só pode ser mais um deles certo? Então pense no que vc tá falando, pois sociedade hipocrita deve ser aquela que vive ao seu redor, tipo sua familia, pois, Policia Militar não faz investigação mas nas maioria das vezes não querem ficar com aquela cara de palhaço após a abordagem, e sempre tentam fuder a fitíma, já cansei de ver policiais criando provas para incriminar pessoas abordades, ainda mais se for alguém q já tenha denunciado esses FDP.

Anônimo disse...

A Policia se reserva o direito de aboradar supeito em pról do bem coletivo sim! Mas nehuma pessoa é obrigada a andar com documentos e não é crime andar sem os mesmos não existe este artigo na legislação.

Ninguem é obrigado a dizer seu nome ou onde mora ou com o que trabalha, se ja teve ou não passagem pela policia. Se você for aboradado e não tiver mandado de prisão, não fez nada de errado. Não ofendeu o policial tudo o que vier depois disto é passivel é processo contra o estado. è so constituir um advogado e registrar B.O na delegacia e na corregedoria da policia.

Anônimo disse...

Acho ainda que ao ser parado pela polícia, o cidadão teria direito de pedir os documentos do policial, para verificar se o mesmo realmente é policia.

Anônimo disse...

kkkk bando de paisanos que não conhecem leis, apenas a parte de direitos, quero ver um paisano se recusar a dizer o nome pra mim em uma abordagem kkkk, não encosto um dedo nele mas vai ficar o dia todo sob minha custodia, vai ter que chamar a mamãe a namorada ou aquele parentizinho que acha que é alguma coisa pra ve se livra a cara do caboclo kkk, há tem mais, ao menos umas tres vezes vai ter que comparecer ao forum, dquem não deve não teme e quem não tem inveja de um policial, não se sente inferior a este apenas o respeita como profissional, outro detalhe este profissional pode usar a força se for preciso.

Anônimo disse...

Apenas se identifique. Se quiser exija a identificação do policial e questione se existe fundada suspeita para uma revista pessoal ou no carro. Caso negativo ,o cidadao tem o direito de negar ao policial q seja feita a revista.

Unknown disse...

AREAS PARA LOTEAMENTO COM PARCERIAS DE 50% E BOM PREÇO

VEJA NESSE LINK http://sp.bomnegocio.com/regiao-de-ribeirao-preto/terrenos/area-para-loteamento-48360554

http://acheiemprestimo.blogspot.com.br

Postar um comentário